domingo, 23 de maio de 2010

Carta a Juliette

Da próxima vez, Juliette, espelhe-se no seu passado, antes de minar a própria vida com atitudes de antemão falidas. Não me proponho a ser teu conselheiro, querida, mas é urgente que alguém te salve do fracasso, palavra tão útil, tão completa, tão moderna. Endividada até os cabelos, privada de todas as esperanças, dotada apenas da capacidade de morrer, eu te definiria assim: uma pós-donzela, no pior sentido. Mas sabe de uma coisa? Toda a nossa geração está fadada a ser pós alguma coisa; logo, estamos perdidos. Somos o que o passado fez de nós, nossa luz será sempre apagada pelos que entrarem no salão, nossos medos são reconstruídos a cada Jornal Nacional, o desespero é data certa no calendário, nossas cartas são mentiras, nosso valor é medido no vestibular, nossos ideais são vendidos estampados em roupas de grife, nós mesmos nos vendemos através do que compramos.
Aprendemos algo com tudo isso? Não, não se aprende nada: nossa geração é geração que aprendeu a desaprender, que esquece as lições, que dorme demais, que está cansada, que morre cada vez mais, que bebe cada vez mais. Nossos nomes são os mesmos de sempre, e daqui a vinte anos teremos uma vida estabilizada, com família, conta no banco, um automóvel na garagem, idas ao supermercado, amantes, talvez, horários a cumprir, metas a alcançar no escritório; todas essas coisas que tornam a vida um mérito e uma obviedade. Juliette, enquanto isso não chega eu só digo que te amo e continuo a escrever em meu blog. Eu devo tudo à geração que sou e à geração que serei daqui a vinte anos.
.
.
.
Do seu querido Luciano,
com intraduzível saudade

3 comentários:

  1. Dear Juliette, we are ready to die. Or not.

    ResponderExcluir
  2. Em algumas perspectivas, fiquei com inveja desta Juliette. Eureka! Que mulher de sorte ter a saudade intraduzível deste escritor celebérrimo. Quiçá possa eu também causar tanta saudade ao próprio aí mencionado!

    ResponderExcluir
  3. Que inveja desta Juliette, por ter uma carta de Lucci!

    ResponderExcluir